Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Desafio da calça jeans...

Bem, ano passado minha filhota ganhou muitas roupas da minha irmã que estava dando uma geral no seu guarda roupas. Eram roupas muito boas, então fiz algumas reformas e algumas calças eram  um modelo mais largo, boca de sino, atualmente  chamadas de flare. Mas adolescente só quer calça justa, a skinny. Algumas delas eu já tinha cortado as pernas e feito shorts. Neste  caso compro linha de pesponto em cor semelhante ao usado na costura original da calça e fica muito bom a nova bainha do shorts.
Mas esta  calça era de um jeans escuro e sem aquelas costuras largas pespontadas nas laterias, tanto interna como externa, perfeitas para receber um bom ajuste. Não tirei a foto dela antes porque não imaginei que daria certo, então fotografei com a reforma em andamento.


Como teria que tirar um bom pedaço da largura, fui fazendo por partes. Primeiro deixei a perna reta! Na foto repare que já tinha cortado, estava quase reta.
Aí depois comecei a ir afunilando. Não achava minha régua grande e acabei usando esta fita como guia, o que foi muito prático. Na verdade costurava ao redor da fita, me guiando através dela.
Como mesmo assim a filha ainda achou larga risquei sobre a fita para afunilar mais um pouco. Não deveria ter feito assim, pois foi dificil retirar a fita depois de costurada por cima, mas fazendo e aprendendo...
Aqui dou uma explicação que acredito ser o segredo  para a perna da calça não ficar com a costura torcida... uma antiga costureira me explicou... A parte de trás da perna da calça sempre é um pouco mais larga que a da frente!

Na foto 1, veja como deixei a parte de trás mais larga.
Na foto 2,  peguei uma outra jeans para mostrar como  a parte de tras é mais larguinha, para vocês conferirem...
Na foto 3, mostro como faço para costurar deixando essa sobra. Se estou coturando na parte lateral, jogo a sobra para o outro lado, e  assim repetirei no lado interno, jogando a sobra para o lado externo.


Bem a calça já reta, mas minha filha ainda achou larga, apertei mais um pouco e ela gostou muito do resultado. Deu bastante trabalho por ser a primeira que fiz, mas era um jeans novo que foi muito bem reaproveitado!

Espero que você tenha entendido minha explicação não profissional. Meu intuito ao comprar minha máquina de costura era ir na costureira o mínimo possível, sempre é demorado, nem sempre fica muito caprichado. Tenho feito bainhas embutidas , pequenas reformas como pences, só não consegui trocar o zíper do jeans e estou enrolando para levar uma calça na costureira para fazer este serviço.


Obrigada por sua visita, volte sempre!
bjus
ana maria


18 comentários:

  1. Aninha vc foi corajoso.Eu aprendi muito cedo a fazer roupas.Não faço tudo .Mas sei montar uma peça.Agora desfazer para refazer é triste(rsrs).Dá um trabalho...A dica de manter a parte de tras maior esta super certa.Achei divertido a ideia de marca com a fita crepe.Bjos

    ResponderExcluir
  2. Demais o seu pap. Custei muito para criar coragem de trocar ziper de calça jeans e ainda apanho!rsrs
    Parabéns. bjks

    ResponderExcluir
  3. Cresci vendo minha mãe costurar e lembro de ficar debruçada sobre a máquina de costura esperando ansiosamente pela roupa nova ou ajustada. Parabéns pelo empenho! tenho certeza que sua filhota adorou! beijos

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Ana Maria, que tamanha habilidade! Já tinha visto lá no FB, mas agora, vendo todos os steps, é outra coisa.Parabéns, ficou ótima. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aninha,
    Não costuro nada, mas fiquei pasma com sua habilidade com linhas e tesouras. Ficou ótima a customização.
    Beijocas e ótima semana!!

    ResponderExcluir
  6. Nesse caso, para mim,
    é missão impossível.

    bom começo de semana.

    ResponderExcluir
  7. Ana, na minha adolescência inventava varias maneiras para deixar meus jeans mais justo e consegui estragar algumas calças.
    Vc e jeitosa na maquina de costura,viu?
    bj

    ResponderExcluir
  8. Nossa Ana!!! voce arrazou!!
    Corajosa e muito talentosa!
    Parabéns!
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  9. Ana querida! Vc me lembrou tanto minha mãe agora rs.. eu levo calças jeans pra ela e peço ajustes mais absurdos possíveis e ela faz, coisas que só as mães fazem pela gente! Parabéns pela ótima costureira que vc é! beijo

    ResponderExcluir
  10. Ana Maria, adorei a sua criatividade em recuperar, quer dizer, transforma uma calça de um estilo em outro. Bem legal!! Beijos

    ResponderExcluir
  11. ANA, FICOU ÓTIMA!!OUTRO DIA FI BAINHA DE DUAS CALÇAS, ADOREI!RECEBI ATÉ UMA ENCOMENDA E FIZ A BAINHA DA CALÇA DA MINHA CHEFE, ELA ADOROU!!BJS QUERIDA E TENHA UM LINDO DIA!!

    ResponderExcluir
  12. Bom trabalho, Ana. Gostei do resultado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ana, também costuro, mas nunca que pensei em marcar uma linha reta usando fita crepe, arrasô, vou copiar sempre esta dica, bjos
    Quanto aos zippers é treino mesmo, não é tão difícil quanto parece.

    ResponderExcluir
  14. É isso aí! Metendo a mão na massa, digo, na costura!

    Eu tenho um pouco de medo, mas me arrisco também..



    Bjocas

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Isso também funciona em calças que tenham costura dupla (ou seja, por dentro e por fora)?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Amei a idéia, sou uma curiosa da costura, as vezes tento reciclar e acaba dando certo, mas essa ideia da fita foi genial. parabéns.
    Damares Aguiar
    Belém-PA

    ResponderExcluir
  17. Olá,a minha calça é justa em cima porem larga em baixo,como faço para afunilar ela,sem maquina de costura?
    Desde jah agradeço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem máquina de costura deve ser dificil de fazer porque a costura é bem grande e acho dificil e pessoa ter paciência de fazer td a mão. ;)

      abraço

      Excluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!