Cobogó é o nome dados a esses elementos vazados criados por engenheiros brasileiros . Na época eram feitos em cimento. Estes elementos dividem ambientes deixando passar luz e ventilação.
Hoje em dia estão em alta na arquitetura novamente e podem ser encontrado em outros materiais como argila, cerâmica, vidro... Uma grande variedade de cores e modelos que são funcionais e agora decorativos pela beleza dos novos modelos.
Honestamente nunca tive grande atração por eles. Tenho na memória a casa de uma tia que tinha uma divisão assim que eu achava meio assombrosa quando era pequena.
Mas ontem encontrei esta imagem abaixo no site Casa e fiquei encantada com este trama de efeito que imita palhinha, como as usadas em cadeiras antigas.
Os elementos pintados de branco renderam uma parede maravilhosa que divide o terraço da área
de lavanderia de um sobrado antigo todo reformado.
Não ficou um cantinho mega charmoso??
O mesmo design, usado agora para dividir o jardim pintado em outra cor, mas com o mesmo charme!!
*Essa postagem não é publicitária, mas não posso deixar de falar o nome da empresa que os fabrica, já que tive que ir atrás para satisfazer minha curiosidade (e talvez a sua também), a marca é a NeoRex Elementos Vazados e Pré-moldados.
Obrigada por sua companhia!
bjus
ana maria
Que nome engraçado, eu não conhecia!Tinha esta parede na casa da minha cunhada,mas ela tirou e fechou com tijolos de vidro.bjs.
ResponderExcluirO nome foi derivado das iniciais dos nomes do tres engenheiros, Amadeu COimbra, Ernest BOck(alguma coisa que não me lembro ) e Antonio GOis.
ResponderExcluirEu adoro, sempre gostei, na antiga casa onde fui criado e vivi por boa parte da vida(só saí de lá para casar) tinha uma parede entre o jardim e a garagem, e eu era fascinada pelos aqueles recortes e quando a noite ficava iluminado fazia uma sombra linda. Brincava de ir com a lanterna e iluminar em vários lugares diferentes só para ver o desenho mudar heheheh coisas de criança.
Mesmo naquela época o lá de casa era de louça, beje, quase que um amarelo bem clarinho.
Na Leroy Merlin tem de todas as cores e modelos, uma perdição para quem gosta
Q bacana! Amei... adoro esses elementos vazados, principalmente pq deixam passar luz mas não dão visibilidade - um esconde-revela delicioso!
ResponderExcluirVou ver a matéria!
Beijos,
Luiza Mallmann
Oi Ana!
ResponderExcluirFicaram lindos na varanda!!
O marrom combinou mais com o rústico... gostei!!
Beijos!
"Construindo Minha Casa Clean"
Ana fico babando nas suas postagens. Adorei esse todo branquinho.
ResponderExcluirAmei os armários da postagem anterior e as peças em fibra da penúltima postagem. Sempre vejo tudo, mas infelismente não consigo vir aqui deixar um comentário por falta de tempo mesmo, mas saiba que sou sua fã e adoro tudo que vejo por aqui. Obrigada por trazer tantas inspirações.
Bjos e fique com Deus,
Marlene
oi Marlene
ExcluirVc é uma querida, muito obrigada pelo recadinho lindo!!
Eu sei bem o problema da falta de tempo, ano passado dei um tempo pra respirar novamente e agora estou a toda com o blog novamente. bjo no seu coração
Gostei muito! É uma excelente ideia para dividir espaços, sem os tornar completamente estanques!
ResponderExcluirOlá Ana! Que bonito! Inspirações a reter:) Bom fim de semana, um beijinho de Portugal! Manuela
ResponderExcluirSou apaixonada por eles, Ana, mas nunca tive a oportunidade de usá-los. Esses que se assemelham à palhinha são belíssimos, o efeito fica maravilhoso. Quem sabe não dou um jeito de inseri-los na minha próxima reforma? Beijo e ótima sexta pra vc!
ResponderExcluirEu gostei, achei que deu um charme extra ao ambiente.
ResponderExcluirEssas paredes de cobogó lembram muito casas de praia... Aqui em PE muitas delas usam esse "artefato" para aproveitar o arzinho das praias.
Bjs!
meuminiape.blogspot.com.br
Olá Ana, já passeio por aqui há algum tempo, mas só hoje comento. Gosto de suas postagens, são muito didáticas. Já conhecia os cobogós, e a história do nome destas peças. Acho que são elementos de grande efeito, típicos dos climas quentes (separam sem obstruir a ventilação) e quando bate o sol, fazem jogos de sombra-luz bem bonitos! depois de um tempo em desuso, parece que agora voltou renovado! bom fim de semana!
ResponderExcluirLinda essa parede.
ResponderExcluirOi Ana, assim como você também tenho uma impressão não muito boa dos cobogós. Talvez seja porque na casa de minha avó havia um detalhe na sala que era todo em cobogó rosa, um verdadeiro horror. Fiquei traumatizada! Mas hoje já nos reconciliamos, e não poderia ser diferente tamanha variedade e beleza a nossa disposição. Usaria sim, caso tivesse um espaço, em uma área externa.
ResponderExcluirBeijo Ana e um lindo final de semana,
Denise - dojeitode.blogspot.com
.
Hola Ana querida no conocía las paredes de cobogo!! Lo encontré genial para dividir ambientes ...y que tenga una óptima semana
ResponderExcluirOlá Ana , ano passado procurei esses cobogós da foto feito doida, e só encontrei em Brasilia ,( mais barato) se eu comprasse e pagasse o frete , eles não se responsabilisavam , se eles chegassem despedaçados, no leroi , o preço deles é absurdamente caro , então puz a cuca pra funcionar, e improvisei com cobogós inferiores , aqueles menores, pintei de branco e amei a minha parede, pena que não dá pra te mandar foto, bj
ResponderExcluiroi Ana, adoro é a cara do verãoooo
ResponderExcluircompartilhei o post na fanpage !!!!
beijo e otimo fds
Olá Bom dia,
ResponderExcluirEu Adoro e Gostaria de pôr na minha sala mas tenho procurado e não encontro um fornecedor que me faça.... sabem-me indicar alguns?
Obrigado
Boa tarde, eu não tenho dicas de fornecedores, mas acredito que nas maiores lojas de materiais de construção vc encontra. Vi este na Leroy Merlin aqui de SC.
ExcluirAbraço