Aqui em casa tenho um vaso com um pé bem grande de alecrim, um com cebolinha verde que já é mais ou menos e hoje comprei um vaso maravilhoso de hortelã no supermercado, este da foto acima.
Cebolinhas verdes normalmente eu compro, pico e já guardo congelada em potinhos, mas na hora de fazer um creme de maionese vou até o quintal e pego uns fiapos de cebolinha verde para colocar no creme.
Tempero natural é muito mais saboroso. Mesmo que você não tenha espaço para uma horta em casa, você pode ter temperos e ervas para chás em vasos que podem também decorar e perfumar sua casa...
Não esqueça que temperos precisam de um período de sol. Aqui em casa percebo que pegar sol meio período é o ideal, já que nos vasos com sol o dia inteiro as plantas esquentam muito. Bem, tudo isso se aprende na prática, só plantando e observando para aprender mesmo.
Inspire-se nas imagens, falta de vasos também não é problema porque você pode usar garrafas pets...
imagem via Blog Mundo Horta ( link removido-inexistente)
Amoooo este tipo de vaso de barro, acho muito charmoso...
via
Já fiquei sonhando com um trio assim na minha futura cozinha do apê, bem fácil de tira e colocar ao sol qdo necessário.
via
Aqui foi bolado uma horta vertical que ocupa bem pouco espaço. Aqui você teria que levar a imagem para um serralheiro ver e entender a ideia e adaptar ao seu espaço...
via
Uma floreira com temperos na altura da janela é muita praticidade!!
via
Outra ideia que anda rolando muito pela internet é o plantio em canos ou em calhas ...
via
Projetos com garrafas pet podem ser decorativos como este acima formando um painel na madeira...
via Web Casas- Link removido-inexistente
Mais simples impossível... e ainda faz bem a natureza.
Cebolinhas crescem tão rápido que você vai se surpreender...
via
Criando uma horta vertical com as pets encaixadas umas nas outras...
via
Outra hortinha de garrafas pets em alguma grade de madeira, poderia ser um pallet. Aqui elas não se encaixam, mas ficam na mesma sequência, sendo que a última carreira fica vazia para receber o excesso da água.
Bem, vai que você comece com um vasinho e se empolgue e crie sua horta.
Uma vez vi ma reportagem com a cantora Rita Lee onde ela dizia que luxo para ela era poder colher uma cenoura orgânica da sua horta. Achei fantástico, porque muitas vezes não nos damos conta do quanto pode ser grandioso cultivar seu próprio alimento.
Espero ter inspirado você!
bjus
ana maria
Inspirações lindas e nunca faltam. Mãos à obra e iniciar é preciso e depois cuidar! Lindo post! bjs, tudo de bom,chica
ResponderExcluirOla Aninha,tens razão,ervas naturais traz um sabor melhor a qualquer prato.Fico com pena das minhas ervinhas q estão a hibernar.Linda sua hortela e este prato de madeira com maças um luxo.Lindo final de semana,beijinhos
ResponderExcluirQue saudades de passear por aqui!
ResponderExcluirTambém cultivo meus temperos com o maior carinho em vasos de barro no quintal.
Bjs
Eu sempre tive temperinhos em casa, Ana, no inverno eles ficam em vasinhos pequenos na cozinha. Quando o tempo começa a melhorar passo tudo para as floreiras na sacada e assim vai. Hoje em dia a gente encontra tantas ideias para se ter verde em casa, ninguém precisa se privar mais de ter sua mini horta, né? Belas inspirações. Ah, adoro hortelã, mas não ando com sorte ja ganhei 3 mudinhas, mas tem uma praga que deixa as folhas todas brancas. beijo
ResponderExcluirAninha, eu sou fã dos temperinhos frescos. Tb pico e congelo salsa e cebolinha, mas não há nada igual a tê-los frescos, ali, ao alcance das mãos! O alecrim uso até pra afastar os gatos dos vizinhos dos gramados... hehehehe! E, claro, preferi as sugestões reciclando materiais. ;)
ResponderExcluirBeijos,
Luiza
Adoro os temperos frescos, Ana, tenho um vaso bem grande com manjericão, que nunca falta quando preparo macarrão. Tenho uma pequena horta acima da casinha do gás, onde cultivo cebolinha, salsa e agora tem até alface. Pretendo dar um trato nesse espaço, tá meio caidinho. Gosto da proposta de vasos de barro, acho que forma um conjunto bem bacana! Beijo
ResponderExcluirAchei muito util o post Aninha. Gostei
ResponderExcluirCultivo Vertical de temperos em 18 vasos
ResponderExcluirAlecrim, Calêndula, Cebolinha, Coentro, Hortelã, Manjericão, Orégano, Pimentas, Pimentão, Rúcula, Salsa, Sálvia e Tomilho são alguns dos temperos que podem ornamentar seu apartamento ou casa, encantando pelas cores, texturas e aromas, além de permitirem uma culinária livre dos inconvenientes do sal.
Solução ideal para o cultivo de temperos constituída de três prateleiras de polipropileno branco, montadas em formato de torre, dispostas de forma a assegurar ótima iluminação, com acesso por todos os lados. Dispensa fixação em paredes, ocupa pouquíssimo espaço, menos de um metro quadrado, podendo facilmente ser movimentada.
Toda estrutura é desmontável. sendo as prateleiras cortadas pela moderna tecnologia de corte por Jato de Água, “Flow Waterjet”, com as hastes também de polipropileno, usinado.
O Polipropileno PP é um polímero que possui elevada resistência química e a solventes, com alta resistência à fraturas por flexão ou fadiga, boa resistência ao impacto.
Componentes:
• O3 Prateleiras de polipropileno de 48cmx38cm;
• 08 Hastes de polipropileno com 30cm;
• 04 Pezinhos de polipropileno com 5cm.
Garantia: 5 anos.
Seja revendedor deste produto: www.etiel@etiel.com.br