Projeto Tem Arquitetura
Veja como escolher uma cristaleira para a sala de jantar ficar maravilhosa!
Cristaleira é um móvel que vem ganhando bastante espaço em propostas de decoração contemporâneas. Sua história começou ainda no século XVII, quando a rainha Maria II da Inglaterra, pediu para que artesãos locais fizessem um armário-vitrine para guardar suas porcelanas brancas e azuis. Não demorou que famílias de toda a Europa lhe copiassem e quisessem ter uma peça assim também ter uma peça assim em sua sala de jantar.
Projeto Patrícia Azoni
As cristaleiras foram e ainda são sinônimos de sofisticação, riqueza e poder. No Brasil, elas chegaram junto da corte portuguesa. E assim foram, ao longo dos anos, e assim foram tomando conta de muitos lares no Brasil.
Projeto Mauren Buest
Em verdade, na era pós moderna, com as mudanças no jeito de morar, o móvel caiu em desuso. Mas, agora, está de volta - Aparecendo tanto em lojas tanto em design clássico quanto em retrô ou outro.
Quer saber como usar as cristaleiras em sua casa? Então, continue acompanhando este post. Ele traz dicas e imagens incríveis, que vão, certamente, inspirar você!
Projeto Graça Brenner
A cristaleira ideal para uma sala de jantar
Tenha em mente, em primeiro lugar, que as cristaleiras servem como um móvel de armazenamento - principalmente de peças luxuosas. Um exemplo são as taças de cristal- o porquê de seu nome, xícaras de porcelana, bules de chá, itens em prataria, e mais.
As subdivisões do móvel são, justamente, dimensionadas de modo a otimizar o espaço para caber o maior número dessas peças.
Projeto Heller Arquitetura e Interiores
Portanto, na hora de escolher um modelo de cristaleira para compor a decoração da sala, é importante pensar nos objetos que estarão dentro dela.
O motivo de muitos mobiliários terem suas portas envidraçadas é este, expor os pertences mais bonitos e caros do aparelho de jantar. Aí que esta a graça de ter um elemento assim em casa. A ideia era mesmo instigar a curiosidade das pessoas.
Projeto MeyerCortez Arquitetura & Design
O que guardar dentro da cristaleira
Claro que tem gente que não precisa ou não vê a necessidade de ter tantos pratos, pires copos e mais. Porém, nada impedem que tenham uma cristaleira.
A diferença é que, dentro do móvel, serão guardados outros objetos, talvez mais decorativos. Podem ser coisas que remetem à sua memória afetiva, como souvenirs de viagens, retratos de família, esculturas, vasos e mais. Ficará a seu critério!
De todo modo, as cristaleiras são projetadas para transmitir elegância. Elas sempre vão unir beleza e praticidade - o que é ótimo para uma proposta de sala de jantar.
O formato escolhido pode ser o mais variado possível - afinal há inúmeros modelos disponíveis no mercado. Mas, a escolha precisa ser baseada no gosto e necessidades da pessoa; assim em como combinar a peça com a decoração do ambiente.
Projeto Daniela Marques Arquitetura
Como combinar a cristaleira com a sala de jantar
Design e materiais de fabricação
Na hora de escolher a cristaleira ideal para a sua sala de jantar, você deve considerar a proposta decorativa como um todo. É fundamental que o móvel não pareça deslocado. Nem que se sobressia demais perante os outros elementos ao redor.
Revista Viva Decora
Ele deve refletir o estilo escolhido para o cômodo, assim como o modo de vida de seu proprietário. Para não perder a harmonia do local, pense, antes, nestas questões!
Analise também a fabricação da peça. Como a cristaleira vai receber muita carga de objetos - aparelhos de jantar e bibelôs - ela tem que ser resistente. O material escolhido vai depender deste fator acima de tudo!
Em um segundo momento, pode-se definir o design da cristaleira pela semelhança com o ambiente onde será inserida. Afinal, o conjunto decorativo deve ter alguma unidade, não é mesmo?
Projeto Barbara Dundes
Tamanho, cores e linhas
O tamanho da cristaleira pode ser pequeno ou grande, dependendo do espaço livre no ambiente - o móvel não pode atrapalhar a circulação. Ela pode ter pés - o que é bom, pois facilita a limpeza do local.
Uma cor sóbria ou alegre - ou ainda expor seu material e estado original, sem pintura. Pode ter portas maciças ou de vidro. Um fundo espelhado e até iluminação embutida - adicionando profundidade às prateleiras.
Projeto Galpão Design Arquitetura e Interiores
Cristaleiras em linhas clássicas, como as provençais, ficam excelentes na cor branca ou amadeiradas.já as peças em pátinas ou em tons como cereja ou turquesa remetem ao estilo vintage.
E os móveis modernos, como o tipo industrial e escandinavo, são mais simples. Eles apresentam linhas retas e cores neutras e fechadas, como preto ou cinza. Ou são rústicos, feitos de materiais reciclados ou madeiras de demolição.
Projeto Engeart - Engenharia e Arquitetura
Se você tem uma cristaleira herdada da sua avó ou tia avó, tente reformá-la. Quem sabe com puxadores, vidros, pintura ou verniz novos ela não fica linda?
Projeto Carla Cuono
Não perca essa memória de sua família. Mantenha essa peça em casa e valorize a decoração de sua sala de jantar!
Estas dicas de decoração usando cristaleira na sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora
Não perca essa memória de sua família. Mantenha essa peça em casa e valorize a decoração de sua sala de jantar!
Estas dicas de decoração usando cristaleira na sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora
Ao meu entender, cristaleiras sempre estiveram em alta. Ou seja, um clássico! Acho maravilhoso ter uma repleta de cristais, louças de família... As minhas ficam guardadas em um enorme armário, pois estou esperando (nossa), a sogra me dar a dela!!! A ansiedade em ter uma é tanta que já pensei comprar um guarda-roupa antigo e transformar numa! Lindo post, lindas fotos. Inspirador vir aqui, Ana. Beijos
ResponderExcluir