A meia parede é uma solução simples e muito charmosa para sua cozinha
Já pensou porque tantos imóveis que estão à venda apresentam, entre a sala e a cozinha, uma meia parede? De onde esta ideia surgiu? E para que isso serve?
Bem, na verdade tem algumas explicações. As pessoas mudaram os seus conceitos, seus gostos e necessidades, e o mercado teve que se adaptar. Mas, resumindo, mas é apenas uma das consequências do novo jeito de morar das grandes cidades.
Projeto Tetriz Arquitetura e Interiores
O novo jeito de morar nas grandes cidades
Não faz muito tempo, as plantas de casas e apartamentos apresentavam as áreas de cozinha, sala de estar e de jantar bem divididas.
Projeto Carolina Vilela
Agora, a maioria dos novos empreendimentos apresenta uma planta mais aberta, em que muitos setores são parcialmente ou totalmente integrados.
Ou seja, não há paredes entre eles - e muitas vezes até o piso é o mesmo, ampliando a sensação de continuidade dos espaços.
As razões para a mudança
E por que esta mudança ocorreu? A resposta mais óbvia é que houve uma alteração no estilo de vida das pessoas, e em decorrência disso, no seu jeito de morar. Hoje, todos passam muito tempo trabalhando e estudando.
Quando chegam em casa, as famílias desejam estar próximas. Elas querem cozinhar e poder interagir, ao mesmo tempo, com aqueles que estão sentados à mesa de jantar ou sofá, assistindo televisão.
Projeto Juliana Conforto
Projeto Ana Paula Hygino
Também tem uma questão de moda envolvida nessa integração de cozinha e salas de estar e jantar. Há muitos anos, os americanos, por suas razões, mudaram o padrão de suas plantas residencias. E a tendência das tais cozinhas americanas foi, pouco a pouco, adotada também pelos brasileiros.
Atualmente, as cozinhas integradas são quase uma exigência de projeto para arquitetura e engenharia civil.
Outra razão para a união de cozinhas e salas é a redução das áreas dos imóveis. Com o aumento da valorização do metro quadrado nas cidades, os construtores tiveram que encontrar formas de otimizar mais área livre disponível.
Surgiram novos modelos de plantas, como estúdios e lofts. E para que ambientes pequenos parecessem maiores, teve-se a ideia de integrá-los.
Projeto Renata Basques
A integração de cozinhas e salas de estar e jantar
Existem muitas formas de integrar cozinhas e las de jantar. Como dito antes, isso pode ser feito de forma parcial ou total, depende da estrutura do imóvel, do gosto e necessidade do cliente, e da proposta de decoração.
Décadas atrás, já se usou muito a solução do "passa pratos". Esse se tratava de uma espécie de janela aberta no meio da parede, por onde se passava os pratos para serem servidos na sala.
Projeto Pietro Terlizzi
A solução mais extrema adotada pelos projetistas foi retirar por completa a parede entre a cozinha e a sala. Pode-se dizer que este é um dos mais solicitados pelas pessoas aos pedreiros.
Acontece que eliminar paredes em imóveis antigos representa um sério risco - supostamente, isso poderia comprometer todo o sistema estrutural da edificação. Se a superfície é portante (que suporta o peso da estrutura), ela não deve ser subtraída! É regra!
Tem gente que deseja eliminar totalmente as paredes da casa para tornar o imóvel virtualmente mais amplo. Porém, por vezes, isso tem bem mais desvantagens do que vantagens.
Se, por exemplo, a cozinha já é bastante pequena e uma ou mais de suas paredes são eliminadas, então como fazer para ambientá-la? Pode ser impossível encontrar espaço suficiente para colocar todos os móveis e eletrodomésticos necessários.
Bernal Projetos
A solução da meia parede
A solução da meia parede não elimina todos os problemas que há na integração de cozinhas com salas de estar e jantar.
Claro que o mau cheiro e fritura proveniente das panelas no fogão ainda pode, eventualmente, invadir a área da televisão, isto é fato. Também toda a bagunça sobre a pia, gerada durante o preparo dos alimentos, poderá ser sempre vista da sala de jantar. Isso porque não há bloqueio entre as áreas!
Projeto Danyela Corrêa
O legal de ser ter uma meia parede entre a cozinha e a sala não é manter a integração, mas impor ceto limite. Do lado da cozinha o decorador pode fazer um balcão com espaço para guardar alimentos e utensílios.
Já do lado da sala, uma bancada extra para as refeições, a continuação do rack da televisão ou somente um espaço a mais para encostar o sofá ou a mesa de jantar.
Projeto Bianchi & Lima Arquitetura
Então, o que você achou da ideia da meia parede para integração - ou separação - de cozinhas e salas?
Entendeu os motivos que levam alguns projetistas a apresentarem esta solução em planta baixa? Aproveite estas inspirações e faça essa reforma em sua casa!
Estas dicas de decoração com meia parede para cozinhas foram criadas pela equipe Viva Decora.
Leve daqui sempre: inspirações e boas energias ❤
Olá Ana! Eu amo este novo estilo de vida. Tudo aberto,mais interessante,mas convívio. Beijinhos
ResponderExcluirMuito legal este post e acho que você cobriu super bem os prós e contras da cozinha aberta. Penso que a questão do novo estilo de vida tenha dado força a esta tendência, mas que o principal tenha sido mesmo a diminuição de metragem dos imóveis.
ResponderExcluirAcho incrível, visual lindo, mas é complicado para quem usa a cozinha direto! Só fica legal com ela limpinha, ninguém quer sentar no sofá e ver uma pilha de pratos na pia!
Eu teria, desde que me protegesse de alguns inconvenientes. E teria com certeza no meu apartamento de solteira, em que a cozinha tinha um uso muito mais leve!
Uma lava-louças ajuda muito!
Excluir