Projeto Ana Yoshida / Foto Luis Simione |
A foto acima é da área gourmet de uma cobertura projetada pela arquiteta Ana Yoshida. Para que tudo fique harmônico usam-se técnicas para deixar os ambientes aconchegante e com sua identidade própria, sua personalização.
Para isso a arquiteta, do escritório Ana Yoshida Arquitetura e Interiores, usa muito bem as cores, de acordo com o gosto de cada cliente. Este é um dos segredos para deixar a casa do jeito dos moradores.
Ana deixa 4 dicas para fazermos combinações de cores com facilidade:
1- Não existem cores proibidas
O gosto do morador deve ser perdominante, por isso todas as cores podem ser usadas. O segredo é saber dosar as cores, intercalando bases neutras e tons marcantes, e desta forma ir equilibrando a decoração.
É possível usar turquesa no banheiro, como no projeto abaixo...
Projeto Ana Yoshida / Foto Sidney Doll |
Projeto Ana Yoshida / Foto Sidney Doll |
E para quem gosta de várias cores no mesmo espaço, uma base branca ou bem clara no móveis, vai comportar as cores nos outros acessórios e objetos!
No projeto abaixo temos mesa de centro verde, namoradeira amarela, frigobar vermelho, almofadas azuis... tudo muito bem dosado, equilibrado!
Projeto Ana Yoshida / Foto Célia Mari Weiss |
2- Aposte nos revestimentos
O mercado atual apresenta uma infinidade de revestimentos. São cores, formas e texturas, as mais variadas possíveis. Retangulares, hexagonais, amadeiradas, com ou sem brilho, pequenas e grandes, neutras e coloridas, douradas, acobreadas, estampadas... o universo é gigantesco!
"Ladrilhos e revestimentos coloridos voltaram a ser forte tendência e, pela versatilidade que oferecem, ganham cada vez mais espaço dentro de casa", explica Ana.
Abaixo um projeto com painel com ladrilhos hidráulicos com desenho de Marcelo Rosembaum...
Projeto Ana Yoshida / Foto Luis Simione |
No mesmo apartamento a parede de cobogós, outro revestimento em alta, divide o ambiente da cozinha...
Projeto Ana Yoshida / Foto Luis Simione |
Projeto Ana Yoshida / Foto Célia Mari Weiss |
3- Defina elementos-chave para o décor
O ambiente deve ser pensando sempre no conjunto, que pode ter algo que se destaque. No caso do décor colorido, pode ser uma parede neutra, um quadro vibrante, que oriente toda a paleta de cores ou um móvel de tom diferente que se destaque.
Tons de azul no home theater vão se integrando ...
Projeto Ana Yoshida / Foto Evelin Müller |
Novamente o azul, agora no quarto!
A parede rústica é o destaque, o contraponto do quarto discreto e elegante. Eu amo paredes rústicas e amo o contraste criado no ambiente.
4- Aproveite os serviços de demonstração
Muitas lojas oferecem o serviço de demostração de móveis, tapetes, quadros. Elas levam as peças até sua casa para ter uma ideia de como irá ficar, facilitando a sua escolha e logicamente a sua própria venda. Assim a loja traz e movimenta os tapetes, móveis, num serviço super prático para quem está decorando a casa.
Aqui em casa quando comprei meus tapetes, a loja deixou trazer em consignação alguma peças e pude ver o que ficava melhor no ambiente, sem medo de errar. Muitas vezes gostamos de algo na loja e quando chega em nossa casa concluímos que era algo que não encaixou bem no ambiente, ou tamanho estava errado ou ainda cor que não realçou...
Então a arquiteta dá a dica de aproveitarmos este serviço e conferirmos a combinação de três elementos decorativos da sala como tapete, quadros e almofadas por exemplo.
Projeto Ana Yoshida / Foto Sidney Doll |
Projeto Ana Yoshida / Foto Evelyn Müller |
Eu adoro uma pitada de cor, mas sempre em acessórios que a gente possa mudar sempre que der vontade. Uma vez visitei o apartamento recém comprado de uma cliente e fui imaginando os ambientes prontos, super elegantes (o apartamento tinha pé-direito duplo na sala, um show). Mas aí começamos a conversar e vi que o estilo dela era muito diferente do que eu tinha pensado... resumindo, ela queria cor em tudo e a cozinha acabou sendo vermelha! Foi um desafio, mas acabei curtindo muito!
ResponderExcluirCada decoração mais linda que a outra.
ResponderExcluirBoa semana.
bjs
Olá Ana,
ResponderExcluirQuanto tempo!
Post cheio de beleza e informações.
Boa entrada de mês de Maio.
Olá qual é essa cor da parede da sala da última foto?
ResponderExcluiroi Danilo
ExcluirNão consegui descobrir a cor .Fui até o instagram da arquiteta e tentei encontrar essa foto mas não foi publicada lá. Qdo a foto é publicada o povo fica perguntando e muitas vezes dá pra saber.
att
ana maria