Móveis Eames: design moderno incorporado à decoração da sala
Consegue perceber a diferença entre um ambiente não planejado em um ambiente bem planejado? Pense, por exemplo, sobre o que compõe uma decoração de sala. Como este ambiente poderia ficar mais bonito e confortável para os seus frequentadores?
Às vezes, responder a esta pergunta é fácil. O difícil é mesmo saber se todos poderiam ter mesmo acesso a um bom design de interiores. Alguns profissionais acreditam muito que sim.
Muitos passaram a sua vida trabalhando com projetos de peças mobiliárias de excelente qualidade, mas, ao mesmo tempo, acessíveis à população em geral. É o caso do casal de designers americanos Charles e Ray Eames.
Os dois eram apaixonados pelo expressionismo e dedicaram a sua carreira à Arquitetura e ao Design modernos. Veja, a seguir, algumas de suas criações incorporadas a composição de salas decoradas.
Casa Cor Franca 2017As lindas peças de design criadas por Charles e Ray Eames
As peças mobiliárias criadas pelo casal Eames têm algumas características especiais.
Primeiro elas são muito bonitas. Segundo, oferecem certa leveza visual aos ambientes decorados, por conta dos contornos do seu desenho. Terceiro, são bastante funcionais. Quatro, são muito confortáveis. E, por fim, feitos de materiais simples e de baixo custo. No geral, peças com aspecto bastante divertido e inovador.
Se pudéssemos classificar o trabalho deste casal num estilo de decoração, poderíamos dizer que as peças imobiliárias feitas por eles são minimalistas. Tudo é formado quase que numa linha contínua.
Numa cadeira ou poltrona, por exemplo, não há divisão entre braço, encosto e assento. A ideia de moldar tudo num único bloco de material encantava muito estes designers. E eles gostaram bastante de trabalhar com madeira compensada, metal, fibra de vidro e resina plástica – como podemos ver nos exemplos deste texto.
Confira o visual dos ambientes com móveis Eames
As criações de Charles e Ray Eames deixam os interiores residenciais decorados muito mais bonitos. É uma mistura magnífica de simplicidade e sofisticação. Seus traços extremamente elegantes combinam com quase todos os estilos de ambiente.
E embora estas peças sejam, hoje em dia, fabricadas em série, elas sempre aparecem no cenários como protagonistas majestosas, diferente de tudo ao redor, um ponto focal único e especial.
De fato, as peças imobiliárias criadas pelo casal impactaram o design e mudaram completamente a história da arquitetura de interiores. Alguns diriam que é uma das melhores heranças que podemos tirar do planejamento residencial do século XX.
Hoje, os peculiares e inconfundíveis cabideiros, cadeiras, poltronas, bancos e chaises criados pelos Eames deixam as salas decoradas mais especiais.
"Mais de meio século depois, você ainda consegue encontrar uma poltrona desenhada pelos Eames na casa da sua tia (...) uma banqueta do casal na sala daquele seu amigo (...). O fato é que o casal Eames foi muito além do que o design inicialmente propunha: se a beleza, antes, ficava obsoleta, Charles e Ray perduraram suas criações até os dias atuais." - trecho de reportagem de Hometeka.
Dicas para utilizar móveis Eames na decoração
Antes de falar sobre a utilização das criações Eames na decoração de interiores, vamos citar quais delas são consideradas mais emblemáticas da história.
Bem, para começar, tem a divertidíssima La Chaise.
Existem até algumas cadeiras em plástico transparente. Todas estas possuem um visual bastante chamativo e logo tornam-se ponto focal dos projetos de salas decoradas.
Contudo, como já dissemos, as peças de design Eames dão muita leveza às decorações, sem nem ao menos competir com grandes espelhos ou painéis coloridos. E elas, além de leves ao olhar, também são leves no peso, podendo ser facilmente deslocadas para outras áreas da sala.
Então, pode-se dizer que sua utilização é bastante flexível, sendo adaptada a diversas situações, assim como necessário.
"Enfim, os Eames trouxeram funcionalidade, estética e modernidade para as casas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AMO SEU COMENTÁRIO ♥
Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!