Estou apaixonada por esta cozinha!!
Crédito fotos: @ fernado. crescenti
O projeto é do escritório STAL ARQUITETURA para o apartamento de um jovem casal.
Estou apaixonada por esta cozinha!!
Crédito fotos: @ fernado. crescenti
O projeto é do escritório STAL ARQUITETURA para o apartamento de um jovem casal.
Decoração: como fazer e usar bancada de cozinha colorida
Cada dia as cores estão cobrindo mais áreas dos interiores de arquiteturas residenciais. Todo ano surgem novas tendências de decoração que propõem a utilização de elementos coloridos em diversos ambientes.
É possível ver facilmente na Internet exemplos de bancada de banheiro ou bancada de cozinha colorida. Isto só é possível graças a um maior desenvolvimento das tecnologias de materiais.
No passado, só se podia pensar em uma decoração colorida de acordo com as tonalidades dos materiais brutos extraídos da natureza. Depois o homem desenvolveu misturas que permitem encontrar diferentes tonalidades.
Agora é possível personalizar as decorações de acordo com o gosto das pessoas. No texto a seguir, vamos te apresentar algumas sugestões e ideias para bancadas de cozinha coloridas.
Há muito tempo as cozinhas deixaram de ser vistas como simples ambientes de serviços. Agora as pessoas as descrevem como um importante espaço social, ponto de encontro para toda a família.
De fato, este é um ambiente que merece ser valorizado, já que é o local das nossas casas onde guardamos e preparamos os nossos alimentos. E isso tudo não tem a ver com alegria?.
Pois foi tentando retratar esses momentos alegres e o prazer de experimentar uma bela refeição que os decoradores passaram a sugerir cozinhas mais coloridas. E onde é que podem estar essas cores aplicadas?
Bem, em todas as superfícies do cômodo - seja nos revestimentos de pisos e de paredes, fora no acabamento de armários, provocando efeitos diversos - como otimismo, fome e pensamentos de boa saúde.
Já sabemos que as cozinhas podem apresentar vários elementos coloridos em sua decoração. Hoje em dia já existem até eletrodomésticos com caixa colorida simulando o design de tempos passados.
Mas os aparelhos mais vendidos atualmente são mesmo aqueles em aço inox. Eles combinam perfeitamente com as propostas de cozinha contemporâneas, geralmente compostas de elementos em cores neutras.
Agora, os armários de cozinha mais vendidos no mercado são quase sempre aqueles em cores brancas ou imitando madeira natural, uma textura considerada neutra.
Se o pano de fundo também for igualmente neutro, é possível que esta decoração fique monótona demais. Então uma solução pode ser explorar as áreas de bancada com cores e texturas mais chamativas. Um exemplo são as bancadas de cozinha coloridas.
Este tipo de bancada, a colorida, pode formar um casamento perfeito com armários também coloridos. A junção de certas cores no espaço pode ajudar a transmitir a mensagem desejada para a decoração.
Por exemplo, a combinação da famosa marca de alimentos em vermelho e amarelo sempre instigou uma vontade maior de consumir alimentos. Já a dupla laranja e verde remete àqueles alimentos frescos, colhidos direto da horta.
Então, qual seria a combinação perfeita para a sua casa? Nesse texto você pode encontrar diversas ideias diferentes. Perceba como as propostas com visual mais futurista usam e abusam das cores neon frente a fundos neutros e escuros.
Também temos os exemplos dos projetos em estilo retrô que combinam armários e bancadas na mesma cor. E projetos mais minimalistas colocando uma bancada de tom frio em destaque no cenário.
"Em decorações mais leves, opte por contratar a bancada com elementos neutros. Dá para usar piso de madeira, porcelanato imitando cimento queimado, pintar as paredes ou revestir com azulejos em cinza, branco e até mesmo preto." - disse a arquiteta Júlia Guadix, em reportagem Decor Style.
Agora é a vez de explicar como é possível obter uma bancada colorida para decoração da sua cozinha. Bom, definitivamente a opção mais óbvia seria explorar as cores das chapas de pedras naturais, como o quartzo.
Porém existe uma tendência atual em alta que é a das bancadas coloridas sem muita textura, em um tom mais homogêneo; e outra que é a das bancadas em cimento.
Vamos falar primeiro da opção das bancadas em cor homogênea. Nesta situação, temos duas alternativas.
Uma delas, indicada para áreas molhadas, seria a utilização da pedra industrializada, a base de quartzo e resina - que pode ser pigmentada -, chamada de Silestone. Já para áreas secas, a opção pode ser uma bancada de madeira revestida em fórmica no tom desejado.
Então temos mais uma opção para bancadas de cozinha coloridas, que são as bancadas em cimento.
Neste caso, a massa de concreto pode ser deixada ao natural, revelando a sua própria textura, ou ser pigmentada, até mesmo imitando a textura das pedras. E uma outra alternativa é a massa misturada a pequenos pedriscos de pedra - como mármore, granito, quartzo e calcário -, chamada de granilite.
Nossa, pode ficar bem bacana mesmo, experimente em sua casa!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.O Método Montessori inspira o trabalho de pedagogos e decoradores. Até podemos ver móveis montessorianos em quarto de bebê. Veja exemplos.
No início do século passado, uma médica italiana chamada Maria Montessori desenvolveu um estudo que revolucionou a pedagogia infantil. A profissional percebeu que crianças colocadas em ambientes repletos de estímulos teriam um melhor desenvolvimento.
Essa ideia inspirou então a decoração de espaços infantis, como quarto de bebê, e a criação de móveis chamados de montessorianos. Saiba mais no texto a seguir.
Mas as suas conclusões inspiraram o trabalho de outros profissionais, sobretudo dentro das escolas infantis. Hoje vários deles defendem que o ensino tradicional não seria tão eficaz quanto um ensino acompanhado de um espaço que oferece estímulos à educação.
Mas essa educação já pode começar dentro de casa. Entendendo isso, os decoradores de interiores, arquitetos e designers também passaram a adotar o conceito do Método Montessori no planejamento de espaços infantis domésticos.
Entra nessa lista principalmente as áreas de quarto e brinquedoteca - cômodos que devem atender exclusivamente as necessidades das crianças.
O que Maria Montessori ensinou para todos esses profissionais é que os ambientes infantis precisam instigar bons pensamentos, ações e sentimentos nas crianças. E como isto pode ser feito?
Bem, através das cores, das formas, dos cheiros, dos sons e muito mais. A ideia é incentivar nos pequenos mais criatividade, imaginação, independência e autonomia, além de ajudar no seu desenvolvimento cognitivo e motor.
Quartos de bebe montessorianos costumam apresentar um design bem diferente do tradicional. Algumas de suas características são questionadas por pais e educadores.
Mas os resultados de estudos como os de Maria apontam a eficácia deste método na decoração. E é por isso que este modelo vem ganhando cada vez mais adeptos. Com base nas imagens apresentadas neste texto, qual a sua opinião?
A primeira característica mais marcante que podemos citar das decorações montessorianas é a instalação de elementos à altura dos olhos das crianças. Também muitas peças mobiliárias tem suas dimensões correspondendo às das medidas dos pequenos. Suas bordas possuem proteção contra acidentes. E também não há nenhum outro detalhe que possa ser quebrado ou engolido.
Boa parte da personalização da decoração destes quartos vêm dos próprios brinquedos que serão utilizados pelas crianças. Mas as superfícies de piso e de paredes podem apresentar detalhes a mais que tornem este ambiente mais atraente ao olhar.
No chão, por exemplo, pode-se ter um tapete felpudo. Já nas paredes ao redor, papel de parede, adesivos ou quadrinhos em cores suaves retratando o meio ambiente fora de casa.
Óbvio que esta decoração também será bastante lúdica. Ela terá muitas bandeirolas, luminárias, almofadas e roupa de cama representando, de forma divertida, as coisas que as crianças precisam aprender do mundo que logo terão contato.
Mas elas também serão estimuladas a tirar as suas próprias conclusões e a imaginar uma realidade diferente. Por exemplo, com pranchetas de desenho, espelho de plástico, e mais.
Os móveis que seguem a linha montessoriana geralmente apresentam cores alegres e formas divertidas, porém não agressivas ao olhar.
Uma das peças montessorianas mais emblemáticas e que pode ser encontrada nas lojas é a caminha infantil em formato de casinha. Claro que também existem as caminhas em desenhos simples ou em formato tipo carrinho. O interessante é que todas elas apresentam um colchão bem próximo do chão.
Esse design das caminhas montessorianas é bastante contestado por vários pais, que temem a utilização deste móvel nos primeiros anos da vida da criança.
Mas se tirarmos este tipo de móvel dos projetos, ainda poderíamos criar uma linda decoração de quarto montessoriano para bebês. Isso porque existem outros móveis que combinaram com este modelo de decoração, bastaria só que fossem adaptados ao conceito.
Atendendo as necessidades dos pais, um quarto de bebê montessoriano deve ter uma cômoda trocador e uma cadeira para amamentação. Já para as crianças, estantes baixas com nichos para brinquedos. Também estantes baixas para livrinhos.
Puffs, além de mesinhas e cadeirinhas baixas, tipo escola - onde elas poderão desenhar e brincar. E ainda é possível somar ao conjunto cestos ou baús para brinquedos.
Se você se interessa pela proposta montessoriana, vamos lá, siga nossas dicas!
Essas dicas de decoração com móveis montessorianos foram criadas pela equipe Viva Decora.