Cortinas barram a entrada de luz e vento nos ambientes, e dão mais privacidade. Nas cozinhas, sua função principal é decorar. Veja ideias.
3 dicas de cortinas para decoração de cozinhas:
escolha seu estilo!
Cozinha é um ambiente tão diferenciado, não é mesmo? Podemos passar horas dentro dele, executando diversas atividades diferentes; contudo, mesmo assim, não sentimos a mesma necessidade por privacidade como quando estamos no quarto.
E por qual razão? Bem, justamente porque as características funcionais desse setor da casa são realmente voltadas ao "social". Então, por que cortinas?
Sim, algumas decorações de cozinhas têm cortinas frente a janelas. Pode-se dizer que existem duas razões bem simples para isso: enriquecimento da personalização desse cômodo e tentativa de controle visual.
Explicando melhor, podemos não sentir a necessidade por privacidade, por exemplo, mas ter a alternativa de poder barrar a visão, luz e vento agrada e traz sentimento de segurança.
Agora, sabemos que tradicionalmente - pelo menos nos projetos de cozinhas modernas brasileiras - as janelas encontram-se sobre zonas de pia. Mais uma alternativa é ter janela perto das mesinhas de café-da-manhã.
Nesses dois casos, qual será os modelos que se adequar melhor, sem comprometer as atividades desempenhadas no local? Você sabe? Tudo bem, contamos nos tópicos a seguir.
#1 Cortina de tecido
As cortinas de tecido são uma excelente opção para cozinhar. Geralmente os modelos desse tipo encontrados prontos à venda nas lojas apresentam um design bem tradicional.
Por exemplo, com panos frisados, em estampas xadrez, recolhidos para as laterais com uma alça, mais um bandô na parte de cima. Entretanto, apesar de bonitas, essas cortinas pouco combinam com decorações modernas.
“Para deixar o seu ambiente harmonioso, procure combinar a cortina para pia de cozinha com a peça da janela. Caso você utilize um tecido muito fino de cortina para pia de cozinha que não esconda de forma adequada às panelas, faça um forro com tecido mais grosso.” - trecho de reportagem de Terra.
Existem outros modelos de cortinas igualmente delicadas e podem fazer mais sentido em composições atuais.
Nas imagens deste texto, vemos um exemplo de cortina "De fole" - aconselhada quando a ideia é cobrir o tamanho exato da janela, acrescentando apenas o necessário para arremates laterais e a bainha. Mas esse tipo de cortina precisa ser lavada com mais frequência.
Observação: pode-se fazer cortinas com menos pregas ainda, a depender da cobertura e da solução para recolher suas partes - como o uso de cordões.
“A cortina da cozinha terá que ser confeccionada com tecidos leves e fáceis de serem lavados e passados, já que estará sujeita à umidade e à gordura quase sempre presentes neste ambiente da casa. Poderá ser feita em tecidos que facilitam a manutenção, como algodão, rendas e poliéster.” - trecho de reportagem de Clique Arquitetura.
#2 Cortina de renda
As cortinas de renda fazem muito mais sentido para as decorações de cozinha. Primeiro porque seus panos apresentam tramas com orifícios mais abertos que permitem uma melhor passagem de ar, algo ótimo para o ambiente. E, segundo, especialmente as cortinas de renda prontas são mais resistentes, podendo ser lavadas com mais frequência - outro ponto positivo.
Sim, você pode criar uma cortina de renda para a cozinha da sua casa através de um processo artesanal, como tear de tela, sarja ou cetim. Mas como a cozinha é um ambiente onde muitas partículas de gordura estão pelo ar, se recomenda aplicar, posteriormente, um sistema de proteção sobre a peça. Contudo, cuidado, pois os produtos usados na impermeabilização não podem ser inflamáveis.
(Quanto a cor dessa cortina) “A cor branca é a mais utilizada na decoração da cozinha.”,
“Isso porque as cortinas desta cor são mais fáceis de combinar com qualquer outro tom
e estilo.”, “Cores neutras garantem amplitude ao ambiente.” - trecho de reportagem de Tua
Casa.
#3 Persianas
Por fim, devemos citar as persianas. As peças compostas de tiras de metal ou de plástico são bastante resistentes. E ainda precisamos destacar que também são muito mais fáceis de serem limpas - basta um pano ou esponja macia umedecida de água e detergente.
Claro que seu visual pode fazer o ambiente parecer industrial. Por isso, considere novamente a cortina de tecido tipo rolo.
São diversos estilos e modelos, escolha o que mais combina com você e deixe sua cozinha mais aconchegante e bonita!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AMO SEU COMENTÁRIO ♥
Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!