Já completou dois anos em janeiro que mudei para este apartamento e além do instagram, ainda não tinha mostrado minha cozinha aqui no blog.
Em outubro de 2021 vendemos nosso apartamento grande numa ótima negociação. Sabe quando tudo acontece muito rápido?
Na venda pedimos 3 meses para entregar o apartamento, seria o tempo para comprar outro e mobiliá-lo.
Minha filha estava se formando no final deste ano em arquitetura, mas estava sem tempo para projetar nosso apartamento por causa do projeto de conclusão de curso. Então nos reunimos eu, minha filha, meu marido e o nosso marceneiro e rascunhamos a cozinha numa tarde. A cozinha não, o apartamento numa tarde.
Meu marido que deu a ideia de fazermos uma cozinha escura, já que nosso projeto é de morar aqui por 5 anos e seria bem diferente da nossa
cozinha branca que tínhamos anteriormente.
Escolhemos o MDF Grafite da Guararapes.
Como a cozinha é estreita, optei por um puxador estilo cava preto, para facilitar nossa circulação. Colocamos um detalhe em MDF Itapuã da Guararapes, para dar uma aquecida, uma quebrada no cinza com cinza da dupla MDF e Bancada Cinza Sintética.
A dificuldade que tivemos, foi conseguir fornecedores no final de ano. Meu marido que já conhece vários fornecedores sofreu pra encaixar uma marmoria... Na marcenaria e outros detalhes tudo foi contratado com muita insistência para encaixar nossos serviços. Mas no fim deu tudo certo!
E agora, será que eu aprovei minha cozinha feita as pressas?
De visual sim!! Achei muito bonito este tom grafite. As fotos foram feitas a noite, mas a cozinha recebe bastante claridade pois temos uma varanda em toda a frente do apartamento.
O que acontece é que esta cor marca muito com nossos dedos. Encostou a mão na porta do armário e já fica marcado. Fiz as fotos agora a noite, quando terminamos nossa faxina de quinta a tarde e com tudo arrumadinho aproveitei para mostrar os armários.
A cozinha ficou mais apertada porque eu quis aproveitar e fazer um armário estreito em frente a bancada.
Talvez se eu tivesse escolhido um puxador mais aparente seria mais fácil não colocar a mão no MDF e deixá-lo marcado. Conselho de amiga: avalie bem os prós e contras, pegue uma amostra no marceneiro e veja como é a questão da limpeza.
É mais fácil cuidar de uma cozinha branca que de uma preta!
Dois anos já se passaram, tenho mais algum tempo para morar aqui (o futuro apartamento está em construção), mas acredito que minha próxima cozinha será de um tom mais claro.
Sobre esta bancada cinza eu adorei. Ótima de cuidar, bem melhor do que a bancada branca, que eu tinha no apê que morava antes, sinceramente também não faria novamente porque tinha que ficar limpando o tempo todo.
Eu não tenho muita paciência, gosto das coisas mais práticas.
O fogão de indução foi sugestão da minha filha, a princípio eu iria rejeitar mas meu marido também curtiu a ideia do fogão de indução. Passado os primeiros dias onde custei um pouco a me acostumar com as panelas inox que comprei para ele, eu não o troco por outro. Compraria outro sem dúvida, é muito bom de limpar!
A coifa fisher está ok. Mas fazer fritura nesta cozinha dá muito trabalho, além de pequena a gordura no MDF escuro aparece muito também.
Ai me rendi a uma Air Fryer, que eu me recusava a comprar na cozinha anterior, achando que seria mais uma tranqueira na bancada, que não iria usar realmente. E lá como morava no último andar, a coifa jogava a fumaça para cima do telhado, não sentia a necesidade da Air Fryer.
Esta é a minha segunda Air Fryer Mondial. A primeira era de 5 litros e usei muito. A tela superior que ela tem por dentro estava enferrujada e rasgando. Ai numa propaganda descobri que existia a de 8 litros, Mega Family, e já compramos duas, para este apartamento e para a cozinha da praia também.
O microondas embaixo da bancada eu não gostei!
O espaço é estreito, eu preciso do óculos para usar o teclado!
Ficou bonito no projeto com os armários superiores mais clean. Mas na prática prefiro um mais alto.
Repare que ao redor do microondas tem marcas de agua e de mãos, que provavelmente não limpamos bem por não ver direito e na foto agora percebi.
Na lavanderia, ou área de serviço como falamos no sul, a nova lava e seca da LG que comprei é muito barulhenta. Digo, na hora da centrifugação, ela fica se batendo muito, sai do lugar, é terrível.
No apartamento anterior eu tinha uma lava e seca prata também LG que era bem maior, mais alta e mais larga, funcionava muito bem, maravilhosa, mas aqui o espaço não comportava o modelo por seu tamanho... Eu a vendi com dor no coração pois não tinha onde colocá-la.
Percebo nos apartamentos vizinhos o mesmo problema com barulho das máquinas de lavar. Não é só a minha, desconheço a marca das máquinas vizinhas, deve um problema atual creio eu.
A mesa pequena fica encostada na parede e se tenho mais visitas a desencostamos para ter 6 lugares. No dia a dia é suficiente assim. Moramos em 3, eu , marido e a filha. Mais de 6 pessoas já fica complicado, apesar de eu ter mais uma mesa na
varanda.
Atrás da porta colocamos um espelho e ao lado dele uma pequena cristaleira.
Respondendo a questão incial sobre a marcenaria cinza, vale a pena se voce quiser muito. Se você quiser mais facilidade eu indicaria outro puxador ou outro tom de MDF. A parte amadeirada por exemplo dificilmente fica marcada com nossas mãos.
Te convido para conhecer a minha
cozinha da praia, diferente desta em todos os sentidos ;)
Atualizando o post com a nova foto da minha geladeira com fotos do meu primeiro netinho:
Ficando com cara de geladeira da vovó, bem mais jeito de casa não é mesmo?
Espero ter inspirado você!
Bjus
ana maria
Logo que vi a primeira foto da cozinha pensei logo "marcas de dedo vão ter". Eu sempre gostei de cozinhas claras, mas na nossa casa é verde laca. Não gosto, mas já estava assim quando comprou a casa e a cozinha estava novinha. Quero mudar. Sua cozinha é linda, fora essa questão
ResponderExcluir