Entrada do Hotel Pátios de Cafayate, dentro da Bodega El Esteco em Cafayate, Salta, Argentina. Maravilhoso exemplar de arquitetura em estilo colonial.
Em agosto do ano passado, 2023, eu e meu marido nos aventuramos mais uma vez de carro de Santa Catarina até o norte Argentino, enconcontrando inúmeros locais e cidades lindas e povo acolhedor do interior da Argentina. Em abril do mesmo ano viajamos ao sul argentino por vinte e tantos dias. Foi tudo tão gostoso e tranquilo que voltamos em agosto para conhecer outras regiões.
A histórica da Bodega El Esteco iniciada em 1892, sendo uma das mais antigas e maiores vinícolas de Salta, conhecida pela produção de vinhos de altitude. E a cidade de Cafayate no noroeste da Argentina tem muitas Bodegas, como são chamadas as vinícolas por lá.
Cafayate tem uma população de 15 mil habitantes, que são muito acolhedores. Como tem muitas vinícolas temos muitos locais charmosos para visitar. Infelizmente ficamos só dois dias na cidade porque pegamos uma greve na região norte da argentina e tivemos que apressar o passo da nossa viagem. Foi uma época que as estradas estavam sendo trancadas. Questões políticas regionais.
Então um lugar que ainda voltaremos numa futura oportunidade será Cafayate.
Entrada da bodega, tão grande que nem coube na foto feita do carro. Nomes anteriores desta charmosa bodega colonial foram La Rosa, El Esteco de Cafayate e atualmente El Esteco.
Todas as grandes bodegas Argentinas tem restaurantes, visitação, degustação harmonizada em almoços ou jantares que devem ser reservados com antecedência. As vezes com meses de antecedência. Como não marcamos nada previamente sempre que entrávamos numa bodega pedíamos para ir até a loja de vinhos e assim observávamos a arquitetura sempre tão charmosa e comprávamos alguns exemplares dos vinhos. Também foi assim na viagem sul onde estivemos na região de Mendoza. Das Bodegas que procuramos conhecer só não entramos em duas bodegas que tem um horário especifico para visitas à loja, pois teríamos que esperar algumas horas. Neste caso foram a Catena Zapata e a Susana Balbo. Mas são inúmeras bodegas em Mendoza e região, mais de mil segundo fontes.
Mas voltando a Bodega El Esteco nos dirigimos ao estacionamento onde um guarda nos indicou o portão de entrada e caminho para a loja de vinhos, da foto abaixo...
Só que havia dois caminhos e entrei por outro portão, o portal colonial...
O que eu não sabia é que este era o caminho do hotel Pátios de Cafayate, de propriedade da Bodega...
Admirada com os lindos pátios fui fotografando tudo...
O charme do portão trabalhado, paredes grossas, piso rústico e belos arcos!
Arquitetura maravilhosa 💕
Todo o charme da arquitetura colonial ...
Com fontes...
Vasos e pisos cerâmicos...
Jasmins pendentes e portões de ferro...
O perfume das flores...
Um poço que virou floreira...
Patio del Aljibe, em português, pátio da cisterna
E eu toda feliz...
E nada da loja de vinhos...
Admirando toda a arquitetura seguimos em frente...
Tem alguma coisa estranha...
Até que encontramos a loja... adorei a entrada e o quadro de tapeçaria ...
Mas não era loja e sim a entrada do restaurante do hotel. Aí que entendemos estar nas dependências do Hotel, que na verdade foi uma bela surpresa.
Erramos o caminho lá no portão da primeira foto. Pedimos desculpas e tudo bem, nos indicaram o caminho da loja.
Eu não bebo vinho, mas meu marido é louco pelos vinhos Argentinos.
A ideia de enquadrar uma tapeçaria, bem rústica, sem vidro no quadro nos agradou. Tanto que trouxemos duas tapeçarias para fazer algo semelhante, mas vai ficar para meu futuro apartamento.
Errar este caminho foi o melhor erro da viagem!
Deve ser uma experiência maravilhosa se hospedar no charmoso hotel Patios de Cafayate.
Em futuro post vou mostrar o hotel que ficamos no centro desta cidade, em estilo colonial também.
Espero ter inspirado você!
Bjus
ana maria
Muito bonita. Fui em uma no Uruguai que lembra muito essa. Toda branquinha, cheia de portas de madeira e ferro.
ResponderExcluirTenho que voltar ao Uruguai para visitar as vinícolas Angela. Na argentina chama de bodegas.
Excluir