Para o primeiro post deste ano trago a reforma de um apartamento, de 90m², em Moema (bairro da zona sul da capital paulista), realizado pela arquiteta Isabella Nalon, que comanda um escritório que leva seu nome. Após muito quebra-quebra e alterações significativas, o resultado foi a entrega de ambientes inspiradores. Confira mais detalhes!
“A família vive no interior e tive a honra de ser convidada para cuidar do apartamento usado pelos filhos, em São Paulo, durante o período de universidade. Nesse projeto a mudança foi completa. Quebramos alvenarias, trocamos pisos, pintamos paredes, desenhamos bancadas e marcenaria, repensamos o layout, escolhemos cada peça e objeto dos espaços”, comenta a arquiteta Isabella Nalon.
Todas as fotos deste post são de Júlia Herman
A área social foi marcada pela integração dos espaços. Tudo está conectado: da varanda, passando pelo estar/home theater, pela sala de jantar até chegar à cozinha. Os mesmos tons claros se repetem, com o intuito de criar uma unidade — como no piso de porcelanato de grande formato e nas paredes em um tom off-white. Tudo isso para deixar que os objetos e adornos se tornem pontos de destaque. As cores e o aconchego da decoração vêm da composição de almofadas, do conjunto de peças que decoram a parede atrás do sofá, do tapete, da mantinha, entre outros elementos que dão a cara do décor.
A pequena varanda foi integrada à sala e ampliou a área social, após a decisão de remover uma antiga esquadria de alumínio. A lareira, na diagonal, não teve alterações de duto em razão da estrutura original do prédio, mas era muito chanfrada. Uma solução adotada foi nivelá-la com as paredes e revestir com porcelanato do piso ao teto. Também ocorreu a remoção de uma porta que separava os dois ambientes (sala de estar e varanda) e, consequentemente, houve o ganho de uma área convidativa para a família usufruir mais – sejam apenas os irmãos, ou também os pais quando forem visitá-los.
Antes, a cozinha ficava isolada e isso a tornava mais apertada. Foi então que a arquiteta decidiu demolir a alvenaria existente entre a cozinha e a sala, assim como entre a cozinha e a lavanderia, para a criação de uma ilha (que integra o jantar e a área de preparo). O cooktop, posicionado na bancada, permite que o morador cozinhe e, ao mesmo tempo, interaja com os convidados. “Gosto sempre de perguntar sobre o uso da casa e os hábitos dos moradores antes de recomendar alterações”, conta Isabella.
A marcenaria foi bem planejada, especialmente, por ser uma cozinha compacta. Perto do forno e cooktop, a ideia foi trabalhar com gavetas, que trouxeram praticidade ao dia a dia. A ausência de puxadores foi proposital para ganhar um visual mais clean. Além disso, saíram de cena azulejos decorados e armários altos, enquanto surgiu uma bancada de granito preto com um frontão até a janela. Por fim, um truque inteligente que contribuiu para o ganho de espaço: a colocação estratégica da geladeira na lavanderia (mas bem perto da cozinha) o que acabou liberando área para os armários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AMO SEU COMENTÁRIO ♥
Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!